quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A alavanca da fé: Muro das Lamentações

Por Felipe Giersztajn

Quem não sente um frio na barriga; um pulsar forte do coração, um suspiro exalado ou simplesmente solta um choro emocionado perante o Kotel Hamaariv (Muro das Lamentações)?
Por quê um conjunto de mármore, pedras e cimento de proporções mínimas pode provocar tanta comoção em turistas ou israelitas que se aproximam para ter seu momento de oração?
Para responder a estas e outras questões é necessário muito mais do que recorrer ao termo em enciclopédias, imagens da internet ou manchetes nos jornais, mas estar presente de corpo e alma ao coração de Jerusalém, centro da cidade velha em que o espírito religioso multiplica a fé das três principais civilizações de Israel: judeus, cristãos e muçulmanos.
Do ponto de vista histórico-religioso podemos afirmar que há lugares santos para os cristãos como a Cúpula do Rochedo e para os Muçulmanos como a mesquita de El-Akjsa, mas são as muralhas sagradas para os judeus que restaram da destruição do 1º e 2º templos por babilônios e romanos que explicam em boa parte o significado do local.
Mas quando se está de frente para o muro percebe-se a importância de cada fresta onde são colocados pedidos de ajuda, agradecimento ou mesmo um lamento, na sacralidade de cada passo no solo abençoado e na possibilidade de desenhar-se mentalmente um filme da própria vida e da influência que ela carrega perante o paredão dos murmúrios.
Como já foi dito, o muro tem uma relevância única para o povo judeu já que metaforiza por um lado a sobrevivência deste, perseguido e combativo desde os primórdios de sua existência; por outro prova que mesmo significando muito para esta religião pode perfeitamente unir todos os povos, credos, etnias, etc, em um só ideal: a fé como substância da vida.
ps: esse texo foi escrito por um amigo nosso e decidimos dar um espacinho pra ele aqui. Afinal, ele esteve lá apurando os fatos!!

4 comentários:

Humberto Pucca disse...

Legal.
Fadinha te amo mto.
Beijos Doces.

Anônimo disse...

Gier,
quero que vc coloque mais fotos aqui...aquelas de Tel aviv (n sei como escreve) estão ótimas!!!
BEijos

Anônimo disse...

Ooook Bia.
Durante essa semana vou escrever mais textos e mandá-los com as fotos para sua produção
Estou até pensando em mandar este material para a tribuna judaica, revista da hebraica que são publicações da mídia judaica de São Paulo para saber a opinião deles a partir do site de vcs..óh que beleza vcs fazem propaganda para mim e eu divulgo vcs no meu meio de convivência religiosa, hehe.
Bjs
Gier!

Anônimo disse...

Ok Gier eu acho uma boa mesmo!!!!! Acho que vamos colocar um espaço aqui n blog para os amigos.
BEijos