quarta-feira, 16 de maio de 2007

Dedico ao povo do meu país...



"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior/ Do que os homens! Morder como quem beija!/ É ser mendigo e dar como quem seja/ Rei do Reino de Aquém e Alem Dor!/.../ É ter cá dentro um astro que flameja,/ É ter garras e asas de condor! /.../ É ter fome, é ter sede de Infinito!/ .../ É condensar o mundo num só grito!"


Esse poema de Florbella Espanca cai como um conforto e como um incentivo depois do dia que tive. O jornalista não deixa de ser um poeta, com suas diferenças é claro. Assim como o poeta o jornalista tem algo a dizer, a gritar, a denunciar. Além de seus inúmeros e enormes esforços para fazer um fato vir à tona é imposto á esse profissional que o faça de forma correta ou melhor, da forma como impuseram que é a maneira certa. "Não ofenda, não tome partido, seja exato, seja ético, seja rápido, não falhe, não gagueje, não diga isso ou ao contrário fale isso!!!!!!!!!!"

Ser jornalista "...é ter cá dentro um astro que FLAMEJA...é ter SEDE DE INFINITO..." Dedico essa foto ao povo do meu país que sofre com dificuldades e é forte, batalhador. Todos os dias milhares de Josés e Marias levantam de suas camas antes do sol nascer para levar esse país pra frente porque se não fossem eles... Você já parou pra pensar quantas coisas não teria se não fosse eles?
Eles sentem cansaço, sono, dores diversas no corpo e como recompensa ganham um belo de um salário mínimo que os faz passar o mês apertado contando até os últimos centavos. No fim do dia cansativo de trabalho, que não foi em um confortável escritório com mesa particular, ar-condicionado, cadeira estofada e computador, encontram seu meio de transporte literalmente transbordando de pessoas. Não voltam sentados, voltam de pé, expremidos. Ou sentem um calor absurdo no ônibus/metrô por causa da aglomeração ou então fecham todas as janelas no caso de chuva/frio e ficam todos respirado o mesmo ar.
Obrigada Josés e Marias, vocês têm de mim uma admiração singular! Espero que minha carreira que ainda nem começou não passe em branco, espero poder fazer pelo menos alguma coisa por vocês.

2 comentários:

Humberto Pucca disse...

Realmente amor, você tem razão o mundo não seria o mesmo sem Joãos e Marias, porém só admiro aqueles que tem como essência, sua integridade e seu caráter, na maneira como encara as situações e suas atitudes diante delas. Essas pessoas sim são interessantes e devem ser elogiadas, já aqueles que só reclamam, criticam e na hora que acontece um erro a pessoa está pronta a apontar e destacar nossos erros, esses podem ser jogados a marginalidade, ao limbo da sociedade, funcionando apenas como consultores para que os bons (não digo os ricos) possam melhorar.
É interessante pensar que o povo se acomoda com os baixos salários, mas eu num acho que eles se acomodam, o ponto é que realmente não encontraram um método de retirar o potencial da humanidade e aproveita-lá para o bem comum.
Acredito que você amor saberá escolher entre o caminho do bem, e trilhar sempre em prol da melhoria continua da sociedade em que vivemos. E EU CONFIO EM VOCÊ.
Amo você, muito.
Beijos Doces

Eliana Marques disse...

Mas Jornalismo é pra quem??????
No fim... tudo cai no sistema... como todas as profissões.... e todas as vidas!!
O $$$$ sempre é o dono da verdade!!
É foda.... mas é mais foda ainda imginar que não dá pra mudar a situação.................
Como eu queria poder mudar o mundo!